web analytics

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Google e a Conspiração dos Doodles Triforce

Escrito por Kentaro Mori em 16 de julho de 2009

triforce thumb Google e a Conspiração dos Doodles TriforceJá há quase um ano o grande G.’. vem inserindo discretamente um símbolo em alguns de seus Doodles comemorativos. A marca minúscula se assemelha ao Triforce da série de jogos Zelda, uma “relíquia triangular apresentada como item quase onipotente representando as essências das Deusas Douradas” hoje também popular na rede (“newfags can’t”).


earth-day

Doodle do Dia da Terra 2009


A Conspiração parece ter sido notada inicialmente na semana passada no popular fórum de entusiastas de discos voadores, o Above Top Secret, e acaba de alcançar o mainstream no Google Blogoscoped. As teorias já abundam.


O próprio Blogoscoped nota que poderia ser apenas um easter egg ou uma assinatura do artista. Que talvez seja um grande fã de Zelda. Mas falando em conspirações, não podemos deixar de mergulhar em teorias já que o Triforce é um convite irresistível para a paranóia.


triforce dollar thumb Google e a Conspiração dos Doodles Triforce A associação mais evidente do Triforce é com o “Olho que Tudo Vê”, um símbolo hoje quase universal para a divindade, e particularmente, para a Maçonaria, embora tenha origens muito mais antigas que a ordem secreta. O Olho da Providência figura no verso do Selo dos Estados Unidos, e já há mais de meio século circula em todas as notas de dólar.


Falando em maçonaria, há sim um uso ainda mais similar ao Triforce e que é legitimamente original desta ordem. São os três pontos, ou tripontos, dispostos em um triângulo e usados inicialmente em fins do século 18 por uma Loja francesa no lugar do ponto de abreviação. Assim, “G.’. O.’. de France” era uma forma cifrada de abreviar “Grande Oriente da França”. Triforce, triponto…


E falando em dólar, há também um Triforce ainda mais evidente que aquele no Selo Nacional. Procure com o mesmo afinco com que vasculharia um Doodle e…


one dollar triforce thumb Google e a Conspiração dos Doodles Triforce


Caso já esteja levando a idéia de Conspiração a sério, isso tudo pode ser trilegal mas são provavelmente apenas coincidências. Três triângulos formando um triângulo maior não são um símbolo tão complexo a ponto de não surgir de forma independente em várias formas. No Japão feudal, vários brasões medievais o incorporaram e é provável que o próprio jogo Zelda, da Nintendo, tenha se inspirado em tais brasões. Isto de forma independente à tradição ocidental do Olho da Providência.


E três triângulos formando um triângulo maior são em si mesmo a sugestão de um objeto fractal. É o triângulo de Sierpinsky:


sierpinsky triforce Google e a Conspiração dos Doodles Triforce


Depois desta viagem, é bom retornar aos Doodles. Distantes da idéia de uma maligna conspiração, talvez com mensagens subliminares, o Doodle com Triforce mais recente foi o de 9 de julho, honrando a Nikola Tesla, e embora não esteja muito claro, o artista parece ter mesclado o Triforce com a letra “T”. Abreviação de Tesla, claro, e também a unidade de medida de fluxo magnético que leva seu nome.


tesla triforce thumb Google e a Conspiração dos Doodles Triforce


Retornando ao início, sem surpresa tudo indica ser mesmo um Easter Egg e/ou uma assinatura do artista responsável, disposto a brincar com o próprio símbolo. E brincar por brincar, espero que este post tenha sido uma boa brincadeira no mundo dos símbolos e conspirações.


Atualização: Os Doodles são criados por uma equipe de artistas, incluindo Dannis Hwang. Mas a artista responsável por esses Doodles, e em particular, pelo Triforce, parece ser Susie Sahim. Ela não inseriu o Triforce em todos os Doodles em que participou, e está direcionando os questionamentos a respeito ao Google. Mas se você conferir a imagem de seu perfil no Twitter, verá que é uma fã de Zelda. E como o próprio Renê Fraga me indicou, ela também inseriu o Triforce em outras obras que não eram Doodles (o urso panda foi usado em um sítio de primeiro de abril, também do Google).


Atualizaremos o post quando houver um pronunciamento oficial do Google a tão relevante acusação de conspiração ;-)


Confira todos os Doodles com Triforce na continuação. Você pode encontrar outros?



- – -


Da compilação no Blogoscoped


Nikola Tesla, 8 de julho de 2009:


nikola-tesla


Dia da Terra 2009:


earth-day


Christiaan Huygens, 2009:


huygens Google e a Conspiração dos Doodles Triforce


Ação de Graças 2008:


thanksgiving Google e a Conspiração dos Doodles Triforce


Dia das Bruxas 2008:


halloween-2008


França, 4 de outubro de 2008:


france-2008


Jogos Olímpicos de Beijing, 2008:


olympic-games


Dia da Terra 2008:


earth-day-2008


.’.K.’.

K.’.K



Fonte: Google Discovery

3 comentários:

  1. Semana passada eu vi uma reportagem na tv a cabo sobre o google e seus criadores. Como tudo começou e onde foram parar.
    Uma das ultimas coisas a ser implementada no nosso "santo google", é que querem que "todos" que visitam qualquer site pela busca do google, seja registrado seu endereço de ip em qualquer parte do globo!
    A desculpa seria pr saber quando uma mente perverssa ou um serial killer visita sites comprometedores, como ja fazem em bibliotecas americanas. Todo livro que vc quer ler, fica seu registro geral seja em que biblioteca for.

    ResponderExcluir
  2. MP, a data 25 de Março tem algo relacionado ao Michael ou as suas pesquisas? Me responda por favor.

    ResponderExcluir
  3. olá MP queria que vc explicasse o que essa historia tem haver com o michael

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Michael Jackson está vivo?