web analytics

domingo, 6 de dezembro de 2009

Nova Ordem Mundial

Na teoria das relações internacionais, o termo Nova Ordem Mundial tem sido utilizado para se referir a um novo período no pensamento político e no equilíbrio mundial de poder, além de uma maior centralização deste poder. Apesar das diversas interpretações deste termo, ele é principalmente associado com o conceito de governança global.
Foi o presidente norte-americano Woodrow Wilson que pela primeira vez desenvolveu um programa de reforma progressiva nas relações internacionais e liderou a construção daquilo que se convencionou denominar de "uma Nova Ordem Mundial" através da Liga das Nações.Nos Estados Unidos a expressão foi usada literalmente pela primeira vez pelo presidente Franklin Delano Roosevelt em 1941, durante a II Guerra Mundial.
A Nova Ordem Mundial também é um conceito sócio-econômico-político que faz referência ao contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria. Foi utilizada pelo presidente norte-americano Ronald Reagan na década de 1980, referindo-se ao processo de queda da União Soviética e ao rearranjo geopolítico das potências mundiais.

Conforme essa nova ordem, os países são classificados em três grupos:
  • Países Centrais
  • Países Periféricos
  • Países Semiperiféricos/Países em desenvolvimento/Emergentes.


Países Centrais

São países com economia pós-industrial, maior grau de desenvolvimento e população urbana. Estão localizados na Europa e em alguns territórios asiáticos.
O maior lucro destes países está em atividades de bancos ou outras instituições financeiras.

Países Periféricos

São países com economia primitiva, baseada na agropecuária e na exportação de matérias primas. Tem o menor grau de desenvolvimento e estão localizados na África, América Central e Oriente Médio.

Países Semiperiféricos

Também chamados e Países em desenvolvimento ou Países Emergentes, se encontram em fase de desenvolvimento industrial, com maioria da população concentrada nas cidades. São menos desenvolvidos do que os Países Centrais e mais desenvolvidos do que os Países Periféricos.
O maior exemplo de Países Semiperiféricos está representado pela BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), mas ainda podemos citar a África do Sul, a Argentina, o Chile, o México e a Turquia.

Causas da Designação

A Nova Ordem Mundial foi o que o presidente Bush chamou de ordem multipolar, onde novos pólos econômicos estavam surgindo, entre eles, Japão, China, Rússia e União Européia. Quando deu início a nova ordem mundial, a rivalidade entre os sistemas econômicos opostos, a classificação dos países em 1º, 2º e 3º mundo e a ordem bipolar, EUA e URSS, deixaram de existir.
O termo Nova Ordem Mundial tem sido aplicado de forma abrangente, dependendo do contexto histórico, mas de um modo geral, pode ser definido como a designação que pretende compreender uma radical alteração, e o surgimento de um novo equilíbrio, nas relações de poder entre os estados na cena internacional.
Num contexto mais moderno, percebe-se muitas vezes esta referência ser feita a respeito das novas formas de controle tecnológico das populações, num mundo progressivamente globalizado, descrevendo assim um cenário que aponta para uma evolução no sentido da perda de liberdades e um maior controle por entidades distantes, com o quebramento da autonomia de países, grupos menores em geral, e indivíduos.
Esta descrição ganha por vezes traços de natureza conspirativa, mas pode também não ser necessariamente esse o caso. Este conceito é muitas vezes usado em trabalhos acadêmicos, notavelmente no domínio das Relações Internacionais, onde se procura traçar cenários realistas, com base em fatos, acerca do impacto de novos elementos da sociedade moderna e de como esta evolui. Um exemplo de um tema nesta disciplina é a chamada revolução dos assuntos militares, em que se procura discutir o impacto das novas tecnologias na forma de se fazer a guerra.



Novo conceito de Nova Ordem Mundial

Atualmente esta definição vem sendo usada por críticos e religiosos como a profecia do apocalipse que está se cumprindo. Muitos protestantes dizem que a Nova Ordem Mundial é o governo anti-cristo que vai dominar todas as nações , unificar a moeda e as religiões e vai gravar sua marca no braço direito de todos os cidadãos através de chips. Já o Adventismo diz que é uma ordem mundial, baseada em leis que unirá as nações e as religiões em um único propósito. Mas a custo da quebra das leis de Deus, como a lei dominical que institui a guarda do Domingo ao invés do "Sábado" bíblico dos Dez Mandamentos. Verdade ou não , este é um dos mais polêmicos assuntos da sociedade contemporânea.

Obrigada Wesley pelo link
Fonte: Wikipedia

18 comentários:

  1. Antes que falem que o Wikipedia não é confiável, deve saber que o artigo é classificado como confiável quando é posto as devidas fontes seguras...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e bem revelador por sinal.
    Eu, na MINHA opinião, vejo como um fator Biblico, infelizmente.
    Não ha como espacar do que irá acontecer, mas pode-se negar a isso tudo.
    Relação com MJ? tudo!

    ResponderExcluir
  3. Relação com MJ. É um caso a se pensar. Mas isso é muito mais obscuro do que pensamos! Temos que pesquisar mais, ver as referências.

    ResponderExcluir
  4. Tem haver com o que estávamos discutindo ontem na comu MJE,muito interessante este poste,e sim tem tudo haver com MJ.

    ResponderExcluir
  5. Se tem haver mesmo então é bom pesquisar. Mas achar uma relação com ele ta meio que complicado =p

    ResponderExcluir
  6. sim... sou mtttttttt lerda
    e não vejo ele relacionado a isso

    =/

    ResponderExcluir
  7. eu ainda não entendoo o que a NOM tem a ver com a morte do MJ.
    maas o post é mto bom! eu tinha um conceito um pouco diferente sobre a NOM.
    acabeei pesquisando mais e encontrando que é isso mesmo.

    ResponderExcluir
  8. essa porra de 2012 já encheu o saco, essa é a verdade, é a maior farsa mundial, nao tem nada de catastrofe e o kct! estao nos enganando, estao nos vigiando! a verdade é q querem por medo na gente!!! o mundo já está se auto destruindo pq a população está se auto destruindo e destruindo tudo e todos a sua volta! por isso Michael diz no filme q temos 4 anos pra curar o mundo, mas quem liga? o povo tah cagando e andando! eu acredito sim q haverá um novo "lider" q vai impor regras novas no mundo, mas é SÓ isso, nao vai ter nada de furacao e tsunami, dizem q o alvo deles é o vaticano, eu nao duvido disso e se for acontecer até to a favor sinceramente pq aquele lugar é um dos mais podres se nao for O MAIS PODRE do mundo! Isso td é uma GRANDE FARSA assim como a morte de MJ e acredito q ele possa estar envolvido nisso, ele está tentando nos alertar para q façamos algo, mas ninguém tah percebendo isso e qndo a ficha cair, pode ser tarde demais.... a minha parte eu to afzendo, tenho consciencia limpa se eu morrer, vou morrer com orgulho! Mas se nao acontecer, continuarei lutando. bs mulher, desculpe o palavriado mas é q eu me estresso com essa injustiça toda!

    ResponderExcluir
  9. ABRAM OS OLHOS PESSOAL!!!!
    E O CORAÇÃO LOGO APÓS!


    bjs.

    ResponderExcluir
  10. A relação disso tudo com MJ, é obvia, É ABRIR OS NOSSOS OLHOS para o que esta acontecendo.
    Como disse ali em cima, não se pode evitar que aconteça, mas o que tem que prevalecer nisso tudo é o LIVRE ARBITRIO, por isso deve ser divulgado e pesquisado.
    Sim, eu acredito no Apocalipce, mas não desse jeito, e não já!
    Só quem sabe quando tudo isso vai acabar é DEUS!

    ResponderExcluir
  11. O mundo já está se deteriorando faz tempo, só agora percebem. Nós não somos para estar em todos os lugares, estamos causando um desequilíbrio, mas, se o mundo acabar melhor, humano aprende assim de um jeito ou de outro

    ResponderExcluir
  12. Obama nao me engana, nunca me enganou!

    ResponderExcluir
  13. Vocês acham que Mike forjou a morte só para alertar o mundo sobre o fim???
    Eu acho que não...o buraco é mais embaixo...

    ResponderExcluir
  14. Sabe o que fiquei sabendo hoje, e que eu ainda não sabia que a Janet teve que tirar as coisas do Michael da casa pq o contrato venceu no dia 25/06 tudo vencia esse dia, a iluminação p/ os ensaios o som...
    Que coisa não

    ResponderExcluir
  15. "Se preparem para a nova ordem mundial." Uau, isso é o que eu mais vejo em alguns comentários na internet a fora... mas o que as pessoas não enxergam é que a gente já vive nesse tempo alguns anos. Isso tudo é CONSPIRAÇÃO, mas TAMBÉM tem o seu fundo de verdade, mas a questão a ser colocada é porque as pessoas acreditam MAIS na conspiração do que na própria verdade? As vezes penso que as pessoas gostam do lado "terror" da história.
    Michael Jackson está envolvido tanto como nós, TODOS nós fazemos parte do mundo... todos nós temos o dever de tentar mudar essa era da injustiça e de mudanças que se não fizermos nada, poderá ser realmente inevitável. Quem assistiu o filme e prestou atenção recebeu o recado não só de um grande artista, mas de um homem comum, como nós.
    Beijos querida... great job!

    ResponderExcluir
  16. Hoje saiu um documento da policia de L.A constando que estam investigando a ''morte'' de MJ como assasinato.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Michael Jackson está vivo?