web analytics

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os quadros para os filhos de MJ

A Gabi e a Pri já fizeram as analise dos quadros, eu não tive vontade de fazer... Não bateu.

Só esse quadro que mexeu um pouco comigo.

Historias a parte de cada personagem, eles estão todos com medo. A expressão de medo dos 3 porquinhos, Branca de Neve esta correndo com medo, chapeuzinho também... Não é um quadro feliz e um quadro de medo, com sofrimento... Ok, nos sabemos que todas as historias representadas no quadro tem um final feliz, mas não é felicidade que vejo neste quadro.... não é estranho?


Sabe qual é a moral de todas essas historias?

Bruxas, Lobos, Madrastas, Rainhas... são os conflitos que nos adultos temos. Muitas vezes ficamos assustados igual os porquinhos.

Para quem não sabe a historia da Branca de Neve*.

Uma bela rainha, em pleno inverno, bordando junto à janela, cuja moldura era feita do mais legítimo ébano, mirava a neve caindo silenciosamente, quando se descuidou, furou um dedo, e três gotinhas de sangue pingaram sobre a neve?
Nesta hora, expressou um desejo:
– Quem me dera uma filhinha tão branca quanto a neve, corada como o sangue e de cabelos negros como o ébano!
O seu desejo foi atendido. Pouco depois ganhou uma menina tal como havia desejado.
Mas a rainha era muito vaidosa e quase todos os dias perguntava a um espelho que possuía, e que somente lhe dizia a “verdade”, quem seria a mais bela mulher do reino. Sempre o espelho respondia que era ela mesma. Até que um dia – Branca de Neve já estava com sete anos – o espelho respondeu:
– És bela rainha, bela demais, mas Branca de Neve é muito mais.
A rainha, cheia de ciúmes e de ódio, parte na tentativa de destruir a própria filha.

Alice no País das Maravilhas - Uma das interpretações diz que a história representa a adolescência, com uma entrada súbita e inesperada (a queda na toca do coelho, iniciando a aventura), além das diversas mudanças de tamanho e a confusão que isso causa em Alice, ao ponto de ela dizer que não sabe mais quem é após tantas transformações (o que se identifica com a psicologia da fase adolescente).

Chapeuzinho Vermelho - a historia tem a ver com desejo,sexo,repressão e ciclo menstrual, mas claro que uma criança a moral da historia é obedecer os pais e não falar com estranhos

5 de estadas - você saiba se dar os devidos limites dentro do que você pode e do que não pode fazer. Ou seja as vezes "dar um passo atrás".

Só para finalizar... um quadro pesado!!!

Fontes:* http://www.continentemulticultural.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1279&Itemid=101

8 comentários:

  1. Os personagens estaum taum apavorados que nenhum deles vê Peter Pan no céu, voando tranquilamente e observando à todos ... O Pinóquio está com uma carinha de quem está com vontade de rir ... Quem poderia ser o Pinóquio? ... Várias pessoas ... Algumas riram no funeral, outras riram no sepultamento, outras riram durante entrevistas e por aí vai ... Nunca vi tantas pessoas rirem tanto de uma morte! Ai .. ai ...

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião...
    Muita poluição visual, se nós adultos não conseguimos entender quem dirá crianças!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Esta muito bem comolocada as consideraçãoes da Valéria...

    ResponderExcluir
  4. Não subestime tanto as crianças...

    ResponderExcluir
  5. Vocês sabe a verdadeira história da chapéuzinho vermelho? Ela foi totalmente mudada com o passar dos anos. A história se baseia em orgia, simples e crua. Como na época era muito mal vista, foi mudada com o passar dos anos. Então eu pergunto a vcs. O mundo esconde verdades e a distorcem ela.
    (Chapéuzinho vermelho = Irmãos Grimm)

    ResponderExcluir
  6. Também reparei isso que a Valéria disse. Todos estão assustados, e o Peter Pan está voando tranquilamente.

    ResponderExcluir
  7. valeria dissi tudo.Peter Pan está voando livre e feliz lá atras e ninguem percebe.Dorothy esta com cara de raiva/preocupação (Diana Ross? hihi)
    e o gato em cima da arvore e o "menino-carta"(num sei q personagem he esse!) parecem bem tranquilos como se soubessem de tudo.

    Ah e o coelho,não podemos nos esquecer dele ;-)
    depois do criss angel e da camiseta da paris tem q ficar de olho rs

    ResponderExcluir
  8. Esse coelho na história de Alice no País das Maravilhas é o que mostra todo o caminho desse lugar fantasioso e está sempre olhando no relógio e atrasado para o chá...

    Alguma conclusão?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Michael Jackson está vivo?